4 sinais de linguagem corporal que revelam forte atração

· 6 min read
4 sinais de linguagem corporal que revelam forte atração

Em seu livro, ele aborda elementos da comunicação não verbal, que em muitas vezes são deixados de lado. Trata de alguns mitos relacionados à Linguagem Corporal de maneira simples de ser compreendida. Apesar de não ser diretamente um dos livros de Linguagem Corporal, sua leitura faz total diferença quando queremos entender como as emoções estão sendo projetadas e como podemos lidar com elas quando são externadas. Entender o que os outros estão tentando lhe dizer ou esconder com sua postura, gestos com as mãos, contato visual (ou falta dele) ou apenas segurando seu celular. Quanto tentamos suprimir uma emoção, deixamos ela vazar de alguma maneira e, um olho treinado é capaz de identificar esses sinais e fazer leituras que podem corresponder com seus pensamentos.

Sincronia cerebral e conexão

Nós avaliamos a atividade cerebral com "hipervarredura" por espectroscopia funcional em infravermelho próximo. Para isso, solicitamos aos pais e filhos que usassem bonés conectados a sensores ópticos. Convidamos pares de pais e filhos — 140 pais ou mães e seus filhos de 5 a 6 anos — para o nosso Laboratório da Neurociência Social da Conexão Humana. Pesquisas já indicaram, por exemplo, que, em cerca de 50 a 70% do tempo, pais e filhos não estão "em sintonia". Formar conexões seguras com os pais é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

Tom de voz

Nessa obra, os autores exploram a linguagem não verbal do corpo e como ela pode revelar nossos pensamentos, emoções e traumas. É uma leitura fascinante que vai te fazer enxergar o corpo de uma forma totalmente nova. A terapia corporal é uma abordagem terapêutica que busca integrar o corpo e a mente como um todo. Ao reconhecer a interdependência entre essas duas dimensões, é possível explorar os benefícios dessa prática para o bem-estar mental e emocional. A maneira como nos movemos, nossa postura, nossa proxemia (como usamos o espaço) fala de nossos traços de caráter, nosso humor no momento e também de alguns aspectos de nossa cultura. No local de trabalho, por exemplo, isto é particularmente importante, especialmente quando se trata de recrutar novos funcionários. A linguagem corporal é muito levada em conta na avaliação dos candidatos a emprego.

  • Na psicologia clínica, a leitura corporal é usada para ajudar os terapeutas a entenderem melhor seus pacientes e identificar possíveis problemas emocionais ou comportamentais.
  • Seus estudos são fundamentais para entendermos a importância de uma abordagem integrativa na psicoterapia.
  • Como seres humanos, escolhemos palavras, criamos imagens e fazemos abstrações utilizando o neocórtex.
  • Entenda que mesmo não tendo o tal princípio científico que algumas pessoas do meio tanto falam a todo momento, isso não invalida a experiência, vivência e conhecimentos adquiridos de outra pessoa.
  • Além disso, observar e descrever como uma contribui para o fortalecimento da outra, fortalecendo a credibilidade nas informações.
  • Mais além do que sugerem os cientistas de Utah, certas referências anedóticas dos meios de comunicação reforçam indiretamente a hipótese do determinismo nominativo, sugerindo não se tratar de mera coincidência.
  • Todavia, além da ressalva mencionada anteriormente, o estudo do movimento dos olhos pode ser influenciado pelo fato de a pessoa ser canhota ou destra.

Conteúdo

Nesse livro, os autores ilustram os pontos essenciais da Linguagem Corporal com exemplos da vida cotidiana, levados com humor e insights que você pode usar a seu favor em praticamente qualquer situação. A proposta do livro é fazer com que o leitor veja além das expressões faciais, o significado real de cada emoção. Micro expressões faciais são apenas representações externas de emoções que sentimos.  Luiza Meneghim análise corporal  livro foi escrito pelo Dr. Paul Ekman, o mesmo que prestou consultoria para o seriado de tv de 2009, Lie to me, para Pixar dentre outras grandes organizações. A linguagem corporal é um instrumento que, sem dúvida, pode auxiliar um candidato que precisa superar uma arguição oral. Alguns aspectos podem ser destacados a fim de evitar uma interpretação equivocada da linguagem corporal das pessoas.

Aqui apresentamos nossa seleção completa de livros de Linguagem corporal:

A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, é outra disciplina que reconheceu a importância da linguagem corporal na compreensão da mente humana. A psicanálise se concentra na exploração do inconsciente e das motivações subjacentes aos comportamentos e pensamentos humanos. Na psicologia, várias teorias abordam a linguagem corporal e sua importância na compreensão do comportamento humano. Uma das teorias mais conhecidas é a teoria das emoções de Paul Ekman, que postula a existência de expressões faciais universais associadas a emoções básicas, como alegria, tristeza, raiva e medo. Essa teoria revolucionou a forma como entendemos as expressões faciais e como as utilizamos para decifrar as emoções dos outros. Podemos começar prestando atenção às sensações físicas que surgem em determinadas situações e refletindo sobre as emoções que estão por trás delas.

Sinais de ansiedade

Assim como a postura dos braços cruzados é um indicativo de fechamento racional. Costumamos nos relacionar com outras pessoas todos os dias, no transporte público, empresa, escola, residência, festas e etc., sem se dar conta da importância de nossa linguagem corporal. Ela é a responsável pela composição dos sentidos das palavras, mas não somente isso. Quando as duas se contrapõem, tendemos a dar maior credibilidade àquilo que vemos, sentimos e à forma como é dito do que ao conteúdo propriamente dito. Os líderes podem se beneficiar da leitura corporal para entender melhor seus colaboradores e se comunicar de forma mais eficaz.

LINGUAGEM NÃO VERBAL A COMUNICAÇÃO DO CORPO QUE VAI ALÉM DAS PALAVRAS.

Antes dessas apresentações, é benéfico que o candidato não assuma uma postura retraída, com os braços cruzados, por exemplo, pois isso pode gerar um ciclo e impedir a superação do nervosismo. É uma reação primitiva do corpo humano, acostumado a reagir fisicamente, seja fugindo, ou seja entrando em luta corporal, nas situações de perigo. Os profissionais do Direito, habituados nessa busca pela verdade, desenvolvem naturalmente a capacidade de interpretar os diferentes sinais emitidos. É notório que muitos destes profissionais se especializam nessa seara para utilizar os conhecimentos obtidos nas investigações. Concluindo que nos momentos em que as palavras e as mensagens não-verbais apresentam-se de maneira conflituosa, as pessoas tendem a crer nas mensagens não-verbais. O denominado estudo de Mehrabian, realizado no fim dos anos 60, demonstrou como as pessoas se utilizam dos diferentes recursos comunicacionais para interpretar uma mensagem. Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem, assim como ocorre de existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas.

Psicologia corporal: 100 perguntas para entender melhor a relação corpo e mente

O desprezo tem um lado sombrio e formas inatas de desprezo estruturam uma série de males sociais. O racismo é melhor caracterizado como uma forma especialmente perniciosa de desprezo inapto, e o relato de desprezo de Bell nos ajuda a entender melhor a maldade moral do racismo. Argumenta-se que a melhor maneira de responder ao desprezo racial é mobilizar um forte contra-desprezo pelos racistas. Esse é um clássico, na realidade é o primeiro livro que ganhou notoriedade, onde um estudioso fez comparações sobre humanos e animais. Nesse livro, Charles Darwin mostra que os animais possuem emoções iguais aos seres humanos e que elas se manifestam no comportamento e nas expressões faciais. O propósito do livro é ensinar pessoas comuns, como eu e você, a analisarem comportamentos para que possamos nos proteger. Joe Navarro é ex-agente do FBI e de forma simples e prática, consegue transmitir em seus livros informações para que qualquer pessoa possa compreender facilmente. A leitura corporal é uma habilidade valiosa que pode ser aplicada em várias áreas da vida, incluindo psicologia, negociação, vendas e liderança. Ao compreender os elementos da leitura corporal e aprender a interpretar os sinais não verbais de uma pessoa, é possível obter insights valiosos sobre suas emoções, intenções e atitudes. Portanto, aprimorar essa habilidade pode ser extremamente benéfico tanto pessoal quanto profissionalmente. Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demostravam suas emoções através de expressões faciais. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A linguagem corporal vem sendo utilizada há milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico (mesencéfalo), a segunda estrutura mais primitiva de nosso cérebro.

Isso ajuda a criar uma conexão mais profunda e facilita o processo de terapia ou aconselhamento. Na psicologia, a linguagem corporal é frequentemente estudada como parte da comunicação não verbal. A comunicação não verbal inclui gestos, postura, expressões faciais, contato visual e até mesmo a distância física entre as pessoas. Esses elementos não verbais podem transmitir informações importantes sobre o estado emocional de uma pessoa, sua atitude em relação a algo ou alguém, e até mesmo revelar informações sobre sua personalidade.